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Dica Rápida

Use SEMPRE equipamentos de segurança ao mexer no jipe.

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Motor GM 4.1 MPFI (Silverado) em Jeep PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Administrator   
Qui, 31 de Julho de 2008 01:54
Bom, como eu já estava querendo mudar o motor do meu jeep e estava atrás de uma maior potência e confiabilidade, procurei duas opções de motores, ambos com injeção eletrônica e que viessem de projetos de motores mais antigos, já testados e etc. Fiquei entre o motor da Ranger 4c., que é o mesmo bloco do motor OHC original do meu jeep, ou o motor da Silverado 6c., que é o mesmo bloco dos motores de Opala 6c. Estava mais inclinado a escolher o motor da Ranger, pois é um motor forte e não precisaria de muitas adaptações, mas foi praticamente impossível de achar. Acabei comprando o 6c. da Silverado 4.1 MPFI com 138cv.
O motor foi comprado usado, mas em ótimas condições e completo, inclusive com o chicote elétrico, módulo de injeção eletrônica original (Motronic 2.8), alternador de 140a, entre outros.
Para esse motor é necessário um câmbio mais forte, já que o original do jeep não agüentaria o novo torque, para tanto optei pelo Clarck 4 marchas da C20, tive também que redimensionar o sistema de freio (matéria já no site) e o sistema de arrefecimento (descrito mais adiante).
O primeiro passo foi retirar o motor antigo.





O novo motor.



Para colocarmos o novo motor no lugar precisamos desmontar a frente do jeep, já que o 4.1 é bem maior que o OHC e a girafa não tinha altura suficiente. E desmontamos também a lateral para facilitar o acesso na montagem do novo motor.







Primeiro problema
O motor é muito grande, como colocá-lo no cofre do motor? Esmerilhadeira na mão, recortamos um pedaço da parede corta-fogo para que o motor fosse posicionado cerca de 5cm para dentro do jeep. De qualquer forma também não poderia ficar muito para trás pois comprometeria a estrutura do jeep e o cardam traseiro iria ficar muito pequeno. A solução foi posicionar o motor o suficiente para caber (com uma certa folga de segurança) o radiador na frente, sem a ventoinha.








O radiador precisava ser de maior capacidade de arrefecimento, pois o novo motor trabalha com cerca de 100 graus, e o radiador original não agüentaria esfriá-lo. A opção foi o radiador da Traffic (que ainda está em testes) com uma caixa de expansão do Omega 4.1, e como não coube a ventoinha, a opção foi colocar uma ventoinha elétrica forte entre o radiador e a grade do jeep . O suporte do motor antigo foi retirado e posteriormente reutilizado, somente sendo reposicionado mais para trás. O suporte do motor foi cortado e soldado em uma chapa de aço acompanhando o ângulo do suporte que foi reposicionado na longarina. Para a sustentação do motor foi usado os coxins do motor Opala 6cc.


O sistema de alimentação não foi muito trabalhoso no meu caso, pois como já possuía um tanque de combustível adaptado, consegui facilmente colocar a bomba de gasolina no tanque. A bomba de gasolina é elétrica e precisa de uma atenção especial, pois geralmente fica dentro do tanque e necessita de um pequeno reservatório junto com o retorno para evitar a entrada de ar na bomba. Precisa também ter uma certa pressão para um correto funcionamento do motor. Usei a bomba original desse motor. A tubulação, fiz inteira de canos de aço, passando por dentro do jeep mesmo, em locais protegidos.
O módulo da IE deixei bem protegido dentro do jeep e como esse motor não tem o distribuidor propriamente dito, tem somente as bobinas, também coloquei dentro do jeep.
A entrada de ar no motor tem 3,5", mas continuei usando o filtro da Kombi diesel que tem 2,5" e uma ótima vazão, não houve problemas.
A bomba da direção hidráulica usei a original que veio junto com o motor e a caixa ZF do Opala. A tubulação de ar quente do motor (passa água quente para dentro do carro) eu tirei, aproveitando a mesma mangueira parra fazer a ligação direta na bomba de água.








Fonte: Trilha4x4