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Dica Rápida

Sempre verifique o estado das velas e cabos de velas do motor.

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"Lampejo" de farol alto para jipe PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Administrator   
Dom, 27 de Julho de 2008 20:22

 Uma das coisas que sinto falta no meu CJ5 é o "lampejo" de farol alto, alguns chamam também de "toque de farol alto", um recurso que estamos muito acostumados em carros e na maioria das vezes não disponíveis nos jipes CJ’s.
Primeiro, é preciso procurar uma chave que tenha o "lampejo", sabendo que as chaves dos caminhões mais antigos da Mercedez servem sem dor de cabeça nos jipes, principalmente dos caminhões 608. Achei uma fábrica com ótimas chaves para estes caminhões, a Diretec
http://www.diretec.com.br
 

 

Código DiretecCódigo MercedezUso
DTC-1055A 345.545.75.24Para volantes grandes
DTC-1056A 364.545.76.24Para volantes grandes
DTC-1059A 308.545.70.24Para volantes pequenos
DTC-1068A 308.545.70.24Para volantes pequenos

 

 

DTC-1055


Independente da chave que você usar, é necessário um pedaço de borracha, geralmente as auto-peças vendem, para colocar entre o cano da barra de direção e a chave, para ficar bem presa.
Montei alguns circuitos de exemplos de ligação para as chaves, uma para ligar no farol alto, uma para ligar em um par de farol de milha e outra (a que eu usei) para ligar em dois pares de farol de milha com circuitos separados.
 

Esquema de ligação do conector da chave: 

 

TerminalAplicação
4 e 8Buzina
6 e 7Seta para esquerda
6 e 5Seta para direita
1 e 2Farol baixo
1 e 3Farol alto


Para o lampejo existe um fio a mais e solto que é a saída da chave, ou seja, é esse fio que você vai ligar no relê. A chave utiliza o pino "1" para entrada de eletricidade do acionamento do lampejo.

 

 Exemplo para ligação no farol alto

 

  

Exemplo para ligação em um par de farol de milha

 

 Para ligar em dois pares de farol de milha com circuitos separados

 


Como queria ligar o lampejo em dois pares de farol de milha, que tinha circuitos separados com chaves no painel, comprei um relê duplo, usa-se muito para ligação de lâmpadas de 100W em faróis de carros. 

 

 Ilustração do relê duplo


Deve-se prestar atenção na hora da montagem do circuito, pois alguns jipes trabalham com o positivo na chave e outros com o negativo, este último, gera um pouco mais de trabalho, pois é necessário que o relê esteja isolado, não entre em contato com o terra do jipe, já que é o terra que ira acionar o relê. Então, pode-se ligar as duas entradas C, no esquema acima, ao terminal positivo da bateria do próprio relê. Aí o fio que vem da chave (lampejo) vai diretamente para o terminal terra do relê.

Sugestão
Vou usar a chave de seta antiga, que é parecida com essa utilizada no lado direito, para acionamento do limpador de pára-brisa normal e temporizado* e, onde era o botão da buzina, para acionar o esguicho do pára-brisa.
* Ver dica para limpador de pára-brisa temporizado em breve,
está em fase de testes.
 

 

Relê duplo  

 

Chave já montada  

 

Fonte: Trilha4x4  

Última atualização ( Dom, 27 de Julho de 2008 20:37 )