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Dica Rápida

A cada troca de óleo do motor verifique o estado do óleo dos diferenciais, câmbio e caixa de transferência, completando ou trocando se necessário.

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Ventoinha auxiliar no radiador PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Administrator   
Dom, 27 de Julho de 2008 19:52

Como muitos jipeiros sabem, um dos problemas é o superaquecimento do motor, pois fazemos adaptações para aumentar sua potência e muitas vezes o sistema de refrigeração não comporta a demanda do motor.
O que pode se fazer além de trocar o radiador por um outro com mais capacidade de refrigeração, é instalar uma ventoinha elétrica auxiliar.
O primeiro passo é escolher uma ventoinha adequada, mas como esse tipo de adaptação implica na instalação da ventoinha do lado de fora do jipe (na frente do radiador), é preciso tomar cuidado e procurar uma que “empurra” o ar, ao contrário da ventoinha original (que também permanecerá) que “suga” o ar. Uma ventoinha bastante utilizada é a do ar condicionado do Omega, que é bastante forte, fina e cabe muito bem nos CJ`s e Engesas.
O acionamento é feito por uma chave de três posições: para desligar, para ligar direto e para acionar por um termostato. Ou seja, no painel tenho a opção de deixá-la desligada, ligar sozinha quando a água chegar a uma certa temperatura ou ligá-la manualmente.

O termostato que coloquei foi o do Opala, liga em 95° e desliga em 90º. Lembre-se de escolher um termostato que esteja dentro da faixa de temperatura ideal de trabalho do seu motor.
Coloque também um relê e um fusível forte (20A no mínimo) e, de preferência, depois da chave, como mostra o desenho acima.
Bom, tudo quase instalado e aparece um problema, no bloco do motor só há um furo para poder colocar o termostato ou o sensor do relógio de temperatura. Fui em uma auto-peças e comprei um "T" que é bastante usado nos Tempras. Ele é como um cano de metal com uma rosca em uma das pontas, para que você coloque um termostato ou sensor do relógio de temperatura. Veja figura abaixo:

Esse "T" pode ser colocado na mangueira do radiador, na entrada de água para o motor ou na saída de água do motor, levando em conta o seguinte:
Na saída coloque um termostato que utilize uma faixa de temperatura maior, pois a temperatura da água que sai é bem maior do que a temperatura de água que seu motor trabalha.
Na entrada a água está geralmente mais fria, então utilize um termostato com faixa de trabalho de temperatura menor, de preferência na mesma faixa de trabalho do motor.
Eu preferi colocar o termostato na saída de água do motor, pois posso "monitorar" melhor quando vai ligar e quando vai desligar, pois o sensor do relógio de temperatura do painel está ligado no bloco do motor.
A ventoinha, eu prendi na lataria lateral, não mais que 0,5 cm de distância do radiador, claro que na parte da frente do jipe, entre o radiador e a grade frontal, fazendo com que o "vento" que ela produz sopre de fora do jipe para dentro, ajudando a ventoinha mecânica original de puxar o ar de fora para dentro. Se for possível, coloque também um pedaço de borracha entre a ventoinha e a lata onde está prendendo, fazendo o papel de coxim.
A vantagem desta adaptação é a velocidade com que a temperatura do motor cai e depois de passar por um atoleiro (lembre-se de passar com ela desligada) acionando-a, ajuda a empurrar o barro do radiador para fora, enquanto ele não secar.

Fonte: Trilha4x4

Última atualização ( Dom, 27 de Julho de 2008 19:56 )