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Dica Rápida

Verifique o estado das correias do motor e tenha sempre uma correia reserva de cada modelo utilizado

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Regulagem do carburador PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Administrator   
Dom, 27 de Julho de 2008 19:15

Carburador é uma peça muito importante para o funcionamento de seu carro, pois pode lhe trazer prejuízos se estiver desregulado, sujo ou com algum outro problema.


Dicas para a manutenção da peça
Além da sujeira, a principal fonte de problemas no carburador é a bóia, componente este que controla a entrada de combustível na cuba do carburador e mantém constante seu nível, o consumo e a emissão de poluentes que aumenta. Para verificar a bóia basta agitá-la próximo do ouvido, se fizer um barulho oco ou apertá-la com a unha e ficar uma marca de combustível ou se for macia, é preciso trocar rápido de bóia. O passo seguinte é fazer o ajuste da bóia e verificar o funcionamento da válvula estilete. Com o carburador na mão, basta segurá-lo com a agulha para dentro e com a boca, sugar ou soprar ar. Se houver qualquer caso é sinal de que a válvula precisa ser trocada.

Para uma queima perfeita na câmara de combustão é necessária uma proporção correta entre a quantidade de ar e combustível admitidos. Esta proporção é chamada de relação estequiométrica. Quando a proporção de ar está maior que dos parâmetros ideais, se diz que a mistura está pobre (muito ar e pouco combustível). Quando a situação se inverte (muito combustível e pouco ar) se diz que a mistura está rica.

A regulagem da mistura e da marcha lenta é cada vez mais necessária devido a qualidade duvidosa de nosso combustível. É comum pararmos num semáforo e vermos o motorista ao lado "tremendo que nem geléia". Isto acontece porque a mistura está mais rica ou muito pobre, deixando o motor com marcha lenta irregular (o que pode provocar quebras de coxins de motor e câmbio) e ao mesmo tempo desconfortável.

É preciso primeiro localizar o parafuso de regulagem. Este parafuso encontra-se sob a borboleta de aceleração na parte inferior do carburador e para fazer o ajuste basta aquecer o motor a 90ºC. Depois deixe o motor funcionando na marcha lenta e vá girando bem devagar o parafuso ("da mistura") no sentido horário (apertando) até que o motor comece a balançar. É só voltar cerca de ¼ de volta ou até que a marcha lenta se estabilize.

Para a gasolina, a relação é de 14,5 : 1, isto quer dizer 14 partes de ar para uma parte de gasolina para uma queima perfeita. Para o álcool, a relação é de 6,5 : 1.

Quando se tem mistura pobre, tem-se um aumento de temperatura na câmara de combustão, podendo ocasionar problemas seríssimos ao motor.

Para contornar este problema é normal trabalhar com um volume de combustível maior que o ideal, ocasionando sempre um desperdício de combustível e muitas vezes carbonizando velas e escapamento. O método tradicional de se fazer um acerto de combustível é do modo de tentativa e erro. A cada modificação no volume de ar ou combustível retira-se as velas do motor e analiza-se a sua coloração. É um método demorado e requer olhos treinados, pois muitas vezes a mudança de coloração é quase imperceptível.

Se não houver alteração no funcionamento do motor ao regular a marcha lenta é sinal de que o carburador está muito sujo e precisa ser desmontado e limpo de preferência com gasolina (se você nunca desmontou um carburador sozinho é melhor procurar um profissional), se o ajuste da mistura der certo é preciso, em seguida, regular a rotação da marcha. O parafuso da marcha lenta funciona no batente da borboleta do acelerador e se for apertado aumenta a rotação, desapertado, diminui a mesma. Em geral os carros nacionais trabalham com rotações entre 700 a 1200 rpm na marcha lenta (se tiver dúvidas quanto a rotação de seu carro basta consultar o manual do proprietário para ter uma rotação correta).

Fonte: Trilha4x4