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Dica Rápida

Nunca complete o fluído de freio, procure trocá-lo por completo.

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-Esquemas detalhados do Niva (9 Votos) (Média: 5)

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Escrito por Administrator   
Dom, 27 de Julho de 2008 18:54

1. Introdução

NAVEGAÇÃO é a atividade de uma EQUIPE (piloto e navegador) que mantém o veículo em uma velocidade média igual a fornecida na planilha da prova e dentro do roteiro nela indicado.

2. Equipamentos necessários

Calculadora programável ou integrada (COMPASS, HP, TOTEM, etc.); prancheta para fixação da planilha, canetas esferográficas (deve-se amarrá-las no painel); relógio e/ou cronômetro (de preferência os dois); velocímetro com odômetros total e parcial (digital ); botas de cano alto, bem folgadas; par de luvas de raspa, vestuário adequado  como calça jeans, blusa impermeável, boné, capacete e guarda-chuva (dê preferência a roupas pretas - reflexo no vidro); lanterna para raids noturnos (e para abrir porteiras); luzes para iluminação da planilha e das calculadoras (ver posição), regulamento geral de provas (ler o regulamento particular de provas com atenção e  providenciar com antecedência os itens ali exigidos); instalar o suporte da planilha na parte central do painel para que o piloto também possa acompanhá-la e fixar no jeep, em local visível, a tabela de velocidades.

3. Preparativos

Três dias antes do Raid providenciar os equipamentos necessários listados acima.
Uma peça fundamental na navegação é o cabo do velocímetro/odômetro. Portanto, deve-se fazer uma lubrificação e análise visual de seu estado, trocando-o se necessário. Além disso, é bom ter um cabo de reserva já posicionado próximo a caixa de câmbio, para uma eventual troca durante o Raid. Se o equipamento de navegação for integrado é bom testá-lo, andando com o veículo, para detectar interferências elétricas ou magnéticas.
Os cabos das velas e da bobina devem ser resistivos, além do distribuidor precisar ser isolado com uma câmara de borracha.
No dia do Raid, acertar o relógio.

4. Competição

Ao receber a planilha, verificar a quantidade de páginas e se não há alguma falha de impressão, providenciando a troca no ato. Em seguida, passa-se ao cálculo da planilha.
Primeiro se numera os trechos, que podem ser de deslocamento, neutralizados e de velocidade. Este é um item importantíssimo, pois qualquer erro pode comprometer toda a prova.
Após, se o equipamento for integrado, coloca-se os dados no mesmo (número do trecho, velocidade, distâncias inicial e final). Mas, se o equipamento não for integrado, deve-se calcular o tempo de chegada no final de cada trecho (em HHMMSS), anotando-se na planilha. Caso haja tempo, faça também os cálculos para cada tulipa.
Durante o Raid, é essencial a concentração, para não ocorrerem erros de roteiro. De preferência, a cada tulipa deve-se anotar as diferenças de tempo (atrasado ou adiantado) em relação ao “ideal”. Isso será de grande utilidade no caso de alguma reclamação no final do Raid, além de permitir uma avaliação aproximada do número de pontos perdidos.

Lembretes:
Se o P.C. não for oculto, deve-se guardar os boletos de passagem recebidos em um só local, para evitar extravios.
Ao chegar no P.C., deve-se "cantar" o tempo para ele, conferir se foi anotado corretamente e reclamar no ato se houver erro.
Erros de roteiro acontecem por distração, se ocorrerem, retorne a última referência correta e procure se localizar. Quando estamos recuperando tempo, numa velocidade maior que a ideal, os erros são mais freqüentes, portanto, fique ligado.

 - utilize a tabela de velocidades e uma calculadora com quatro operações. Exemplo : 3 km/h = 50 m/min 6 km/h = 100 m/min
Finalmente, por mais inexperiente que você seja, confie no seu “taco” e no do piloto, evitando seguir outros jeeps.

4a. Cálculo de tempos

Na planilha, a velocidade é dada em km/h, e a distância em km.
Portanto, da fórmula de velocidade temos:
v = d/t,  t = d/v sendo o tempo obtido em horas.
Exemplo : v = 27 km/h, d = 3,95 km, então, t = 3,95/27, t = 0,1463horas

Note que o resultado obtido é em horas, no formato decimal, mas precisamos transformar para o formato hhmmss. Para isso, multiplicamos o tempo por 60, obtendo o tempo em minutos:
t = 0,1463, h x 60 = 8,7778min

Para obter o tempo em segundos diminuimos a parte inteira e multiplicamos o resultado por 60:
t = 8,7778min - 8min = 0,778min x 60 = 46,6667s

Agora, já temos o tempo do trecho em hhmmss :
00h 08min 47s

O tempo de 46,6667 foi arredondado para 47s pela regra dos algarismos significativos (até 0,4999999 para baixo, acima de 0,50000 para cima).

A cada trecho, faremos os mesmos cálculos, para obtermos o tempo acumulado de prova.

4b. Final do Raid

No final do Raid, ao receber o boleto de passagem, confira os tempos de passagem, anotando eventuais diferenças.

Após receber a localização dos P.C.’s, fazer os cálculos dos tempos ideais de passagem, verificando a sua consistência.
Se, porventura, houver alguma divergência nos tempode de passagem e/ou tempos ideais de passagem, é preciso fazer a devida reclamação.

Requisitos essenciais para uma boa navegação:

PREPARO TÉCNICO
CONCENTRAÇÃO
AFINIDADE DA EQUIPE (PILOTO + NAVEGADOR)
E, contrariando um pouco o famoso Barão de Coubertain, COMPETIR É MUITO IMPORTANTE, porém GANHAR é MUITO MELHOR.

Fonte: Jeep Club Francisco Beltrão