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Dica Rápida

Ao ligar o jipe pise na embreagem, pois ajuda a diminuir a força necessária para girar o motor.

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-Esquemas detalhados do Niva (9 Votos) (Média: 5)

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Segurança no off-road PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Administrator   
Dom, 27 de Julho de 2008 18:36

A segurança é um dos pontos mais importantes que um bom off-roader deve seguir, seja em competição ou não.

Vários acessórios de modalidades esportivas são facilmente adaptáveis em carros usados somente em trilhas, passeios e expedições. E o melhor é que não custam tão caro assim e, mesmo que custassem, existe preço equivalente ao de sua vida? Siga esses critérios e com certeza você enfrentará todas as aventuras mais tranqüilo e curtirá muito mais a viagem.

 Vamos usar como exemplo o jeep, que ainda é o 4x4 mais utilizado no Brasil. Por se tratar de um carro de características muito simples, que enfrenta os maiores obstáculos e tem a aparência de indestrutível, as pessoas às vezes esquecem de conferir itens básicos. Para rodar por aí presume-se que o jeep esteja com toda a parte elétrica em dia, como faróis, setas, freios, etc., e que no mínimo o carro tenha o triângulo de emergência, extintor de incêndio, macaco e estepe em ordem. O estado dos pneus, alinhamento e balanceamento, e principalmente a eficiência dos freios, são assuntos sérios e nem deveriam entrar neste texto, afinal, imagina-se que todos saibam de suas implicações.

O jeep, assim como outros modelos conversíveis, tem sua parte superior muito frágil. Em outras palavras, se o mesmo tombar, virar ou capotar, o quadro de pára-brisa não vai segurar nada. Além do “santo antonio” é interessante que se tenha a instalação de um sistema de “gaiola” no jeep. A gaiola nada mais é que um santo antonio melhorado, um sistema com estruturas metálicas tubulares que protege totalmente a parte superior da carroceria e cabine e, conseqüentemente, os passageiros, inclusive o Zequinha. O equipamento é fixado por parafusos e vai da parte de trás da carroceria até antes do quadro de pára-brisa. Além disso, na minha opinião, o visual do carro fica ainda mais agressivo.

Devido aos desníveis dos terrenos, não raro acontecem capotamentos, derrapagens bruscas e batidas em barrancos ou em árvores. Se no jeep houver cinto de segurança de três ou quatro pontos, o risco de ferimentos diminuirá sensivelmente. Assim como no caso de acontecer um curto-circuito nas instalações do jeep, uma simples chave geral de acionamento elétrico “salvaria a pátria”. 

Atribuições de um Zequinha
"Zequinha" para quem ainda não sabe é aquele passageiro do jeep que está sempre alheio, felicíssimo por conseguir uma carona e, assim, vivenciar aventuras incríveis. Santa ingenuidade! A não ser que o banco traseiro esteja entulhado de coisas indispensáveis, tais como barraca, comida, fogareiro, ferramentas, galão de água, isopor cheio de cerveja, etc., aí, “adeus” carona.

O Zequinha costuma ser um companheiro até muito bem-vindo, desde que, lógico, siga a risca o Manual de Conduta do bom Zequinha, que se resume mais ou menos em: abrir e fechar todas as porteiras que aparecerem pelo caminho, descer do carro para ligar a roda-livre, puxar o cabo do guincho e encontrar um bom ponto de ancoragem, abastecer o piloto e o navegador de água, refrigerante e principalmente cerveja e comida durante a viagem, e nunca, em hipótese alguma, reclamar de algo, pois ele deve estar sempre bem humorado. Boa performance e desempenho numa incursão off-road é primordialmente seu lema.

A grande saída para um bom e eficiente Zequinha é adquirir um jeep, e sair de vez dessa vida de bom e cumpridor dos deveres de um Zequinha.


 

Última atualização ( Dom, 27 de Julho de 2008 18:52 )